Concurso Polícia Civil 2018 → Inscrição, Gabarito – 【VAGAS】

O Concurso Polícia Civil 2018 é um dos mais aguardados por se tratar do objetivo de muitas pessoas que se preparam para tais provas durante um bom tempo. Esse concurso, apesar de não é ser o mais concorrido de todos, ainda é concorrido, pois traz consigo o benefício por si só de ser um concurso público.

Alguns dos cargos disponíveis estão os cargos de escrivão, delegado de polícia, investigador, perito, atendente necrotério e auxiliar de necropsia, além de outros. Todos tem uma variação de salário de acordo como os cargos e também o estado onde será disponibilizada as vagas.

Se você gosta de participar de uma instituição histórica brasileira e contribuir com o seu conhecimento e mão-de-obra, já está mais do que na hora de você começar a pensar sobre fazer um concurso para a Polícia Civil de seu estado. Aqui iremos dissertar sobre um breve histórico sobre a polícia civil, as vagas disponíveis, as inscrições, a remuneração e quando será divulgado o resultado. Boa leitura!

Leia também:

Concurso Polícia Civil 2018

Concurso Polícia Civil 2018As polícias civis são instituições históricas que exercem uma função de polícia judiciária nas unidades federativas do Brasil. Elas tem como função, de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal de 1988, o exercício da segurança pública. Elas são subordinadas ao governadores de cada Estado.

Geralmente a seleção é confirmada para quase todos os estados. As polícias civis são dirigidas por um Delegado de Polícia de Carreira, mas a denominação do cargo designativo da direção-geral pode variar de um estado brasileiro para outro, como Chefe de Polícia, Delegado Geral de Polícia ou Superintendente da Polícia Civil.

Concurso Polícia Civil 2018

O chefe de polícia ou delegado geral é que preside o Conselho Superior da Polícia Civil, que é o órgão colegiado de assessoramento superior integrado pelos Diretores dos Departamentos de Polícia. No plano federal, a Polícia Federal deve ter liberação de verbas por parte do Ministério do Planejamento.

História

Concurso Polícia Civil 2018Falando agora um pouco sobre a história da Polícia Civil, podemos dizer que em 15 de outubro de 1827 foi criado o Juizado de Paz, restringindo-se a sua função à simples vigilância e manutenção da ordem pública. Com ele, houveram tentativas de separação da função policial da judiciária, que estavam sendo exercidas cumulativamente desde 1807 pela autoridade policial.

Competia a esse juízo, entre outras atividades, separar os ajuntamento com perigo de desordem, custodiar bêbados, reprimir a vadiagem, a mendicância, a turbulência, o meretrício escandaloso, destruir quilombos, intervir em conflitos, velar pelo sossego público, lavrar auto de corpo de delito, interrogar criminosos e testemunhas e dividir seus distritos em quarteirões.

Código de Processo Criminal

Concurso Polícia Civil 2018Podemos perceber, que antigamente haviam outras funções ligadas a polícia civil, mas que a ideia geral de segurança pública foi mantida. Com a promulgação do Código de Processo Criminal do Império, teve a polícia uma nova organização descentralizada.

O exercício das funções policiais foi conferido aos juízes de paz e a um dos juízes de direito das cidades populosas. Porém, esse sistema não funcionou, devido a crescente criminalidade e a efervescência política que era reinante no Brasil.

Edital

Concurso Polícia Civil 2018Uma das coisas que pode ficar em sua mente também é quais são as matérias que se faz necessário estudar para prestar o concurso Polícia Civil. O edital do concurso ainda nem saiu e queremos saber os conteúdos, para isso fizemos um guia de alguns dos conteúdos que estão em todos os concursos realizados pela Polícia Civil.

Alguns dos conteúdos que estão em todos os concursos da Polícia Civil são:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito;
  • Noções de Criminologia;
  • Noções de Lógica;
  • Noções de Informática.

É importante também ressaltar que existem além das provas objetivas, provas de capacitação física, exame médico e psicológico.

Remuneração

Concurso Polícia Civil 2018Sem sombra de dúvidas, a Polícia Civil é um dos órgãos públicos que remuneram seus empregados de forma justa. O salário vai depender de estado para estado e do cargo ocupado (Delegado, Investigador, Escrivão, Papiloscopistas, Peritos e Agente). A estimativa média é que os salários variem entre R$ 3.200,00 a R$ 17.000,00.

Vagas

Concurso Polícia Civil 2018Quando é lançado o edital do concurso da Polícia Civil geralmente é disponibilizada muitas vagas, já que a Polícia Civil possui diversos cargos para candidatos que concluíram o ensino médio e o superior. Para que não sabe quais são os principais cargos e funções, veja a seguir:

Delegados – Os delegados de polícia são os responsáveis por dirigir as polícias civis e encarregados de presidir o inquérito policial. É o delegado de polícia que é o responsável pela parte jurídica da investigação, formalizando, portanto, os atos e representações que lhe são apresentados pelos investigadores. Outra função do delegado é a lavratura da prisão em flagrante.

Investigadores ou inspetores – Eles são os responsáveis pela investigação criminal. São eles que fazem as atividades investigativas, levantamento de provas, entrevistas de pessoas e análise de laudos, interceptações, análises financeiras, análise de vínculos, de quebras de sigilo e etc.

Ao fim de seus trabalhos, os inspetores ou agentes elaboram o relatório investigativo que irá subsidiar o inquérito policial.

Escrivães de Polícia – Os escrivães de polícia são os auxiliares dos Delegados de Polícia. Eles são os policiais responsáveis por dar cumprimento às formalidade processuais de Polícia Judiciária. Eles são quem lavram os boletins de ocorrência, autos, termos, mandados, ordens de serviço e demais atos de ofício.

Em suma, sua atribuição maior é de dar cumprimento aos despachos advindos do Delegado de Polícia, ele responde por toda a documentação relativa aos Inquéritos Policiais.

Papiloscopistas ou Datiloscopistas – Ele é o profissional especializado em trabalhar com a identificação humana, geralmente através das cristas de fricção da pele. Geralmente essa identificação é feita com base nos desenhos papilares presentes nos dedos e das palmas das mãos, bem como dos artelhos e plantas dos pés.

A identificação utilizando as papilas dérmicas é realizada pelos especialistas em necro papiloscopia, quando a camada mais externa da pele, denominada epiderme, tenha sido destacada por decorrência do processo de decomposição.

Peritos Criminais – Eles são os auxiliares da justiça em questões técnicas que exijam conhecimento específico de uma área do conhecimento, divididos geralmente em Peritos Criminais e Médicos Legistas. Eles são policias especialistas detentores de diploma universitário assessoram o processo investigatório com o conhecimento especializado que tem.

Leia também:

Agente de Segurança Penitenciário – O Agente Penitenciário é um dos cargos que compõem a Polícia Civil dos Estados como assim traz o Ministério da Justiça. Entre suas atribuições estão: manter e vigiar os detentos nas unidades prisionais, escoltá-los em hospital, velório, IML, audiências judiciais, além de revistar celas, materiais e visitantes.

Inscrição

Concurso Polícia Civil 2018As inscrições do concurso Polícia Civil podem ser realizadas através do site da banca organizadora. Uma das formas de você se manter bem informado, é verificar com regularidade o site da Polícia Civil do seu estado e lembrar que para cada Polícia Civil há um site diferente, então atente-se as pesquisas pelo site do seu estado.

Se o seu estado estiver na lista dos concursos previstos, redobre a sua tenção e já comece a se preparar para a prova. Quando realizar a sua inscrição concurso Polícia Civil 2018 será preciso também realizar um pagamento de uma taxa de inscrições que equivale ao valor de 70 reais aproximadamente para os concursos de nível médio e 100 reais para os concursos de nível superior.

Concurso Polícia Civil 2018

Resultado

Concurso Polícia Civil 2018O resultado do concurso Polícia Civil 2018 é divulgado através do site de cada estado meses depois após a aplicação das provas. Agora que você sabe mais sobre o processo seletivo, você já pode pesquisar melhor sobre outros concursos de seu interesse e fazer sua escolha.

O concurso não é tão concorrido quanto outros, como o do INSS, mas ele chega a ter uma relação candidato/vaga um pouco apertada. No mesmo lugar onde é divulgado o resultado, também é divulgado o gabarito Polícia Civil no site da organizadora do certame.

Conclusão

Concurso Polícia Civil 2018É importante que você faça o estudo necessário para a prova e tenha em mente qual cargo você quer ocupar e estar ciente do que esse cargo significa. Fique ligado no edital do concurso, para isso, é necessário estar ligado no site da Polícia Civil de seu estado ou do estado que você está pretendo prestar o concurso.

De qualquer forma, seja lá qual for sua escolha, boa sorte! E caso não tenha se identificado com o concurso Polícia Civil 2018, passe a diante as informações, para que uma outra pessoa que talvez, se identifique mais com o concurso, possa tentar. Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário logo abaixo e responderemos logo!

4 comentários sobre “Concurso Polícia Civil 2018 → Inscrição, Gabarito – 【VAGAS】”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *